terça-feira, 25 de setembro de 2012

O enjoo dos treinos longos


      Na minha preparação para a Maratona de Buenos Aires, que acontece daqui duas semanas, frio na barriga meus treinos variaram até 30 km (era pra ter feito ainda mais longos mas uma distensão na virilha me limitou). Em treinos que ultrapassam 1 hora, é interessante fazer uso de gel de carboidrato. Até aí tudo bem. O problema é que em treinos que duram mais de 2 horas, às vezes mais de 3 horas, tomar mais que 3 sachês de gel, intercalados com isotônico, pode causar um enorme enjoo e tornar o treino um tanto desagradável.
      A boa notícia é que há maneiras de contornar isso. A má notícia é que é mais complicado e na maioria das vezes, a gente acaba ficando no gel e isotônico mesmo com enjoo previsto.
      No meu último treino longo, passei mais de 3h e meia correndo, tomei dois sachês de gel (um com BCAA), duas garrafinhas de água e uma de isotônico. A hidratação deu certo, meu xixi estava claro logo depois do treino (se estivesse escuro acusaria a desidratação). Mas o gosto muito doce do gel me deixou mal depois do kilômetro 23 mais ou menos. A ponto de chegar em casa e levar horas até comer alguma coisa, coisa que pra mim não é comum.
      Uma estratégia muito usada nesses casos é levar uma batata (isso mesmo) pequena cozida e com bastante sal, envolta em papel alumínio, no treino. É uma reposição de carboidrato e sal, e quebra o doce que foi ingerido até então. Só que para quem não gosta de carregar muita coisa quando corre, a escolha fica  mais difícil: levar a batata e se deliciar depois de horas no gel, mas ter que carregá-la no cinto de hidratação.
      Claro que dá pra levar dinheiro e comprar uma bolachinha salgada também, em algum mercadinho. Mas aqui em Porto Alegre não é qualquer mercado que abre em domingos e feriados (dias de longão).
      Para quem corre com assessoria e está fazendo o longão no horário de treino da equipe fica bem mais fácil. É só programar pra passar na tenda da equipe na kilometragem desejada e pegar sua batatinha. No meu caso, que tenho assessoria (claro, a Pulsação) mas faço os treinos sozinha, o jeito é aguentar o doce mesmo. Nada que tire o gosto bom de terminar um bom treino.

6 comentários:

  1. Não pode ser o caso de estar bebendo MTO? Ao contrário do que se pensa, urina clara não é necessariamente sinal de hidratação ao longo do dia, mas acabar esse treino e não beber/comer nada pode ser excesso...
    Chutando vc tomou 3 garrafas (1,5L?) em 3h.... 500ml/h não parece excessivo... mas não sei o qto pesa (não precisa falar! rsrs) e vc não estava num ritmo alucinante... bebeu por beber ou estava MESMO com sede?
    Qto mais lento e qto mais tempo corremos menos água precisamos proporcionalmente...

    ResponderExcluir
  2. não danilo, a primeira garrafa era de 150ml e dividi com o namorado, as outras duas eram sim de 500ml mas não tomei até o final, molhei as mãos,o rosto e joguei o resto fora...sendo assim acho que não foi excessivo não. O gel já tinha me deixado enjoada outras vezes, pq algumas marcas são muito doces!

    ResponderExcluir
  3. Claro que não corro suficiente a ponto de precisar de gel mas já experimentei uma vez e posso dizer que dá muita sede mesmo. Mesmo sem tomar o gel as vezes sinto como se a água nunca sacia a sede numa corrida pra mim, até que do nada me dou conta que tomei demais e sinto minha bexiga cheia. Nunca sei a quantidade certa a tomar antes, durante ou depois do treino....

    ResponderExcluir
  4. Marta, na corrida o ideal é tomar alguns goles a cada 15 min. O gel só se toma com água,JAMAIS puro. Como pra quem corre na rua, beber a cada 15 min é meio difícil, tentar tomar a cada 30 min ou sempre que tiver oportunidade, mas não em grande quantidade pois o corpo não absorve muita água por vez e daí vai tudo pra bexiga mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas por aqui. Aprendendo um pouco ... Beijo, ivana.

    ResponderExcluir
  6. eu to perdida então... sempre tomei muita agua, desde criança, mas ate que aguento bem.. pq eh muito desconfortavel correr carregando muita coisa...

    ResponderExcluir